Metal 3D

Solicite proposta de fornecimento dos programas de CYPE

CYPE 3D

Barras definidas como elementos estruturais do tipo "Tirante"

CYPE 3D é um eficiente e prático programa pensado para realizar o cálculo de estruturas em 3D de barras de betão, de aço, mistas (aço e betão), de alumínio, de madeira, ou de qualquer material, incluindo o dimensionamento de ligações (soldadas e aparafusadas de perfis de aço laminado e composto em duplo T e perfis tubulares) e as fundações com placas de amarração, sapatas, maciços de encabeçamento de estacas, lintéis e vigas de equilíbrio.

Nesta página detalha-se a definição de barras como elementos estruturais genéricos.

Se deseja obter informação sobre outras características do CYPE 3D, visite a página CYPE 3D.

Tipologias estruturais de barras no CYPE 3D

CYPE 3D permite a introdução de barras de betão, de aço, mistas de betão e aço, de alumínio, de madeira, ou de qualquer material.

O programa dimensiona a secção chegando à sua otimização máxima para as barras de aço, de alumínio, de madeira, de betão (se a sua tipologia estrutural está definida como pilar ou viga).

As barras mistas de betão e aço podem-se definir se a sua tipologia estrutural for do tipo pilar e, embora não se dimensionam automaticamente, são verificadas pelo programa com as características indicadas pelo utilizador.

Tipologias estruturais de barras no CYPE 3D

A introdução dos conceitos de pilar e viga no CYPE 3D implica a caracterização das barras do modelo como pertencentes a uma tipologia de elemento estrutural. A partir da versão 2016.a no CYPE 3D as barras atribuem-se a um dos seguintes tipos de elementos estruturais: Elemento estrutural tipo Genérico, Elemento estrutural tipo Tirante, Elemento estrutural tipo Pilar ou Elemento estrutural tipo Viga.

Nesta página detalha-se a definição de barras como elementos estruturais genéricos. Para consultar as características das barras definidas como elementos estruturais de outros tipos consulte os seguintes links: Elemento estrutural tipo Tirante, Elemento estrutural tipo Pilar ou Elemento estrutural tipo Viga.

Elemento estrutural do tipo "Pilar"

CYPE 3D permite calcular e dimensionar tirantes cuja secção transversal está formada por perfis do tipo cantoneira laminada, cantoneira simétrica laminada, varão ou vergalhão.

No quadro de diálogo Descrever, o utilizador pode selecionar o tipo Tirante. Quando se seleciona aparece no diálogo uma explicação do método utilizado e das condicionantes necessárias para o seu dimensionamento.

Pelo facto das diagonais serem barras de eixo reto que apenas admitem esforços de tração na direção do seu eixo (biarticuladas), implica que a sua modelação só seja estritamente exata se se fizer uma análise não linear da estrutura para cada combinação de ações, na qual deveriam suprimir-se em cada cálculo todas aquelas diagonais cujos esforços axiais sejam de compressão.

Para avaliar o comportamento sísmico da estrutura, sem permitir compressões nas diagonais, seria necessário realizar uma análise no domínio do tempo, introduzindo a carga de sismo mediante acelerogramas.

Como aproximação ao método exato, propomos um método alternativo cujos resultados, nos casos que se cumpram as condições que se detalham seguidamente, são suficientemente aceitáveis para a prática habitual do dimensionamento de diagonais, e permitem uma análise integrada da estrutura completa.

O método tem as seguintes limitações, cujo cumprimento verifica o programa:

  • A diagonal faz parte de um contraventamento em forma de cruz ligado nos seus quatro bordos, ou em três, se a rigidificação chega a duas ligações exteriores. Cada plano deve formar um retângulo (os quatro ângulos interiores retos).
  • A área transversal das diagonais é menor que 20 % da área do resto de elementos (vigas e pilares) que completam o plano contraventado.
  • As duas diagonais de um mesmo contraventamento devem ter a mesma secção transversal, ou seja, o mesmo tipo de perfil e o mesmo tipo de aço.

Na memória de cálculo de CYPE 3D, ou no quadro de diálogo Descrever (aparece no programa quando o utilizador descreve uma barra como tirante) pode encontrar mais informação sobre o método de cálculo de tirantes aplicado pelo programa.

Inicio Volver al inicio

CYPE em Portugal · Top - Informática, Lda.
Rua Comendador Santos da Cunha, 304, Ap. 2330 4701-904 Braga- Tel. 253 209 430 - Fax 253 209 439
Av. 5 de Outubro, 72 – 8º C - 1050 – 059 Lisboa - Tel. 21 782 68 10 - Fax 21 782 68 19
Home | Top-Informática | CYPE Ingenieros | Novidades | Produtos | Serviços |
Aviso Legal | Contacte | Sugestões | Subscrição | Noticias | Mapa Web
CYPE Ingenieros, S.A.